Dia da Consciência Negra

Apesar de não ser somente nesta data que devemos ter consciência da representatividade do povo negro, não haveria dia melhor para uma nova postagem.

 Aqui no Japão já é dia 21, mas devido ao fuso horário de 12 horas, no Brasil ainda é dia 20, o Dia da Consciência Negra. E foi bem nessa data que um novo episódio do mangá Batuque foi lançado, com uma breve passagem contando a história de Zumbi dos Palmares. Ainda não há uma versão oficial em português, mas este episódio e os anteriores também podem ser visualizados no URL abaixo.

https://tonarinoyj.jp/episode/13933686331732722075

 Para quem não conhece, Batuque é um mangá no estilo seinen, voltado para um público mais adulto, e é o primeiro que tem a capoeira como tema central. Só por esse fato já merece grande atenção (claro que no bom sentido!), pois apesar de estar sujeito a críticas no contexto da apropriação cultural e tal, ao nos aprofundarmos em seu enredo, vemos a história da capoeira sendo retratada com muita seriedade.

 Claro que sendo um mangá, mescla elementos da cultura pop japonesa, mas exatamente essa fusão cultural é um dos fatores que deixam este mangá ainda mais interessante. Por exemplo, as antigas maltas de capoeira do Rio de Janeiro são representadas como as gangues japonesas chamadas de "hangure" (反グレ), consideradas um do grande problema social atualmente.

 O episódio 95 citado acima, começa mostrando o uso de drogas e segue com cenas de violência, o que também seria um prato cheio para críticas negativas, mas Zumbi dos Palmares é lembrado ressaltando a força da união, que é cantado na forma de louvação pelos personagens capoeiristas, ou seja, além da história dos negros, temos também a presença da musicalidade da capoeira.

 Não acho que foi mera coincidência o episódio com Zumbi ser lançado bem no Dia da Consciência Negra, o que mostra todo o respeito que o autor tem pela capoeira e pela cultura brasileira.

Postagens mais visitadas deste blog

Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses

Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses - Parte 2

ブログ開設!