Japonês garantido e capoeira

 Antes de ir direto ao assunto, primeiro tenho que comentar sobre o posicionamento do eleitorado brasileiro aqui do Japão na eleição para presidente que aconteceu no mês passado. Segundo uma matéria da BBC Brasil, 90% dos eleitores foram a favor da direita em 2018, mas desta vez a proporção ficou na faixa dos 70%, chegando em torno de 80% em Nagoya e Oizumi, cidades localizadas em regiões onde há grande concentração de brasileiros. Parece até que menos gente votou no inominável (para não citar o nome ou falar um palavrão), só que como o número de eleitores no Japão aumentou 25% em 2022, fazendo as contas a quantidade de votos a favor não mudou...

 Indignado e tentando entender o motivo de tanta gente apoiar o dito-cujo por aqui, me deparei com uma carta aberta de nipo-brasileiros e nipo-brasileiras - um raio de luz em meio às trevas! - que me fez buscar mais informação sobre "minorias étnicas" e, assim, fiquei sabendo do conceito de "minoria modelo". Nunca havia parado para pensar que o estereótipo do "japonês garantido", que parece um elogio à primeira vista, na verdade não reconhece o tal "japonês" como um "brasileiro" e ainda serve como discurso de uma meritocracia fajuta, justificando que a população mais carente, na grande maioria afrodescendentes, passa por dificuldades por não serem "dedicados como os japoneses".

 Semana passada, no Dia da Consciência Negra, tuitei (em japonês) que a imigração/comunidade japonesa e o preconceito contra negros no Brasil infelizmente estão relacionados. Aproveitei para fazer uma ponte e comentar que existe discriminação em relação aos brasileiros que vivem aqui no Japão, e que nesse contexto a capoeira poderia servir como um meio de inclusão social. Divagando sobre essa ideia, fui conferir, curioso, o conteúdo em português dos sites dos grupos de capoeira daqui. Depois de olhar os sites de uns 10 grupos, vi que muitos tinham versões em inglês, mas só um ou dois tinham alguma informação em português...

 Do outro lado do mundo, sendo majoritariamente praticada por japoneses, acho que a capoeira está tendo uma certa aceitação e, por assim dizer, a cultura afro-brasileira estaria sendo valorizada. Por outro lado, sinto um pouco de descaso vendo que a capoeira do Japão acaba deixando de se envolver mais com a comunidade brasileira, o que poderia ser uma iniciativa que talvez mudasse a visão política de muitos por estas bandas, mas para isso, não devemos nos ater apenas ao aspecto físico, dando ênfase também à história e a questões identitárias. Quem sabe um dia, mas quando será que esse carma do japonês garantido vai expirar?

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