Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses - Parte final

Para não terminar o ano sem concluir esta série de posts, segue um breve resumo sobre as demais entradas que definem "capoeira" além de "luta".

Definição do termo "capoeira" em diferentes dicionários japoneses.

Como já comentado no primeiro post, a definição como "dança", no sentido essencial, foi empregada em 4 entradas, mas no sentido diferencial, em 7 entradas, ou seja, definido como "dança" de forma secundária na maioria delas.

Duas dessas entradas, em 2 dicionários de uma mesma editora, empregavam exatamente a mesma explicação para capoeira, definida como "uma dança brasileira realizada por homens", mas possuindo elementos tanto de "autodefesa" como de "dança" no sentido diferencial.

Outra informação interessante, acompanhando todas as 4 entradas para definição como "dança", é quanto a origem africana da capoeira, apesar de considerá-la como sendo brasileira.

Temos ainda o total de 4 entradas, que definem a capoeira simultaneamente como "dança" e "luta", sendo uma mistura de ambas. Em todos os casos, "luta" foi empregada de forma distinta em stricto sensu, sendo considerada tanto como "esporte combativo", "arte marcial" ou "autodefesa".

Na definição como "esporte", acrescenta a explicação que utiliza chutes com acompanhamento musical e que foi originada no brasil, a partir das técnicas de autodefesa dos escravos.

Por último, a definição como "crença popular" é empregada na entrada para "berimbau", sendo este usado no ritual da "capoeira".

Assim, encerro resumidamente esta série de posts!

Um Feliz Ano Novo com Muita Sorte e Saúde para todos!

Postagens mais visitadas deste blog

Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses

Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses - Parte 2

ブログ開設!