Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses - Parte 3

Outubro acabou passando em branco, sem nenhuma postagem, mas aqui vai a última parte sobre a definição de "luta" dada para "capoeira" nos dicionários japoneses.

Antes de continuar nesse devaneio, uma breve asserção de um MOOC que acabei de cursar, intitulado “Teoria Linguística no Aprimoramento Cultural” (em tradução livre) e ministrado pela Universidade Ritsumeikan na plataforma gacco.
"O significado das palavras é arbitrário, ficando sua definição/interpretação a critério dos interlocutores."
Acho que isso foi exatamente observado nas diferentes definições dos dicionários, independentemente de como a capoeira é interpretada, principalmente por seus protagonistas.

Então voltemos ao tema, desta vez olhando um pouco mais a fundo como “luta” foi empregada. Abaixo, mostro novamente a tabela do primeiro post, com a minha classificação para as definições encontradas.

Definição do termo "capoeira" em diferentes dicionários japoneses.

Considerei a classificação kakugi (格技) como “luta”, englobando seu sinônimo kakutogi (格闘技), assim como “arte marcial” (武術 bujutsu) e “autodefesa” (護身術 goshinjutsu), sendo esta última empregada somente no sentido diferencial (secundário). Quanto ao significado de Kakugi, em lato sensu pode ser usado como sinônimo de kakuto (格闘), que refere-se ao “combate corpo a corpo” ou “luta corporal”; já em stricto sensu, como sinônimo de kakutogi, refere-se a uma “modalidade esportiva de combate”. Por último, temos a definição dento-kakutogi (伝統格闘技), empregada no dicionário japonês-inglês The Wisdon (ed. Sanseido), que nada mais é do que “luta” acrescida do termo “tradicional”, reforçando a ideia de um costume enraizado, transmitida de geração em geração.


Assim, resumindo o conteúdo abordado nas postagens 1, 2 e 3, após pesquisar mais profundamente o significado dos termos empregados para definir a capoeira como luta, atrevo-me em qualificá-los na seguinte ordem de relevância:
  1. Modalidade esportiva de combate (luta)
  2. Arte marcial
  3. Luta tradicional
  4. Defesa pessoal (autodefesa)
Ainda, de acordo com o dicionário Michalis On-line em sua primeira entrada para o verbete "luta":
"Competição em que dois indivíduos desarmados se enfrentam, corpo a corpo, procurando derrubar um ao outro utilizando golpes que respeitem, rigorosamente, o regulamento."
Sendo muito semelhante da definição dada para kakugi (kakutogi), no dicionário monolíngue de japonês Daijirin digital (ed. Sanseido), como segue em tradução livre:
"Competição esportiva que determina a vitória ou derrota no confronto entre duas pessoas, que se agarram ou trocam socos e chutes (...)"
O mesmo dicionário é o único que descreve que na capoeira não é determinada a vitória ou derrota na luta, sem entrar em contradição, como nos demais dicionários, com a famosa premissa de que "não há vencedor nem perdedor" no jogo da capoeira.

Concluindo, na "luta" travada pela capoeira dentro dos dicionários, o jogo das palavras fica perdido na mandinga de suas ideias...

Postagens mais visitadas deste blog

Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses

Definições para a entrada "capoeira" nos dicionários japoneses - Parte 2

ブログ開設!